Endereço:

Rua Bandeirantes - 364 - Areal 96080-020 - Pelotas - RS

QUAL É A MELHOR ESTRATÉGIA PARA AUMENTAR A RENTABILIDADE DO SEU POSTO DE COMBUSTÍVEL?

Existe um cenário instável com a crise econômica brasileira e os proprietários de postos de combustíveis precisam ficar atentos e entender como eles podem melhorar e aumentar sua margem de lucro sem se preocupar com a oscilação do preço do barril de petróleo e com mudanças na regulamentação.

No Brasil, a frota de carros dispõe de um número bastante significativo, chegando a 2 milhões de veículos licenciados e todos esses veículos devem ser encarados como uma oportunidade de venda e de melhorias no modus operandis.

Nesse artigo, vamos pontuar alguns itens que fazem os postos de combustível terem uma rentabilidade maior. São ações de intra empreendedorismo, ou seja, empreender dentro dos limites da empresa já estabelecida, que podem ser iniciadas a fim de exaltar o diferencial do seu negócio e torná-lo ainda mais rentável e saudável. São formas de otimizar o gerenciamento do seu negócio, alterações na forma de atender aos clientes e incrementando o seu produto com outros pequenos serviços essenciais e de qualidade.

  1. Conheça seus clientes

Transformar seus clientes ocasionais em clientes assíduos é mais simples do que você imagina. Invista em promoções ou entrega de brindes que precisem de cadastro. Peça coisas básicas tipo nome, telefone, e-mail e o que mais considerar necessário. Desse jeito, você consegue entender quem é o seu cliente.

Para fazer com que esses clientes voltem é preciso de ações de fidelização. Crie programas de recompensas, vantagens e benefícios. Faça parcerias com negócios locais, isso pode atrair novos clientes também. Faça com que seus clientes percebam como eles são valiosos para você e seu negócio. Agregue valor ao seu produto e sua marca.

E não se esqueça de investir em promoções de forma periódica para atrair novos clientes.

  1. Foco em qualidade

Primeiramente, tenha um produto de altíssima qualidade. Mostre preocupação em vender apenas o que é realmente bom. Seja reconhecido por ter um produto de qualidade.

Depois, foque no atendimento. Invista em capacitação e treinamento para a sua equipe. Se o posto é localizado em uma cidade turística, prepare a equipe para indicar lugares para os turistas visitarem. Se o posto é localizado em uma cidade grande, prepare sua equipe para oferecer um serviço gratuito, como lavagem de vidro ou calibragem de pneus. Além de educados e solícitos, capacite seus funcionários para que eles tenham pleno conhecimento da marca e dos produtos comercializados.

Isso é muito importante, já que sua equipe é a porta voz dos seus produtos e serviços. O ponto chave nesse item é pensar em estratégias de encantamento de clientes.

Clientes satisfeitos voltam e, ainda, fazem propaganda boca-a-boca!

  1. Invista em espaços multifuncionais

De forma alguma, jamais se considere apenas um posto de combustível.

Invista em espaços onde o cliente pode cuidar do carro sem se preocupar. Um lugar onde ele pode fazer pequenos e rápidos serviços, por exemplo, verificar fluídos do automóvel, calibrar pneus, trocar o óleo, balanceamento e alinhamento. Enfim, explore! Faça essa pergunta aos seus clientes e invista no que fizer sentido para o seu negócio.

Além disso, você pode investir em loja de conveniências bem equipadas, podem ser lanchonetes, padarias 24h, farmácias ou até mesmo mercearias.

Lembre-se que dependendo do que você escolher pode usar para convidar seus clientes para confraternizações ou transformar seu posto em ponto de encontro.

O mais importante desse item é pensar em formas de aproveitar o espaço e a infraestrutura para torná-lo ainda mais atrativo para o cliente.

  1. Tenho um olhar estratégico

Saiba trabalhar de forma eficiente e organizada com o que tange assuntos relacionados à tributação e redução de custos.

Use a tecnologia a seu favor. Otimize processos, controle estoque e prazos com o uso de ferramentas apropriadas. Converse com especialistas da Detalhare que entendem do assunto e podem te ajudar a reduzir a carga tributária do seu negócio.

Além disso, preste atenção na regulamentação e na legislação para não ter gastos desnecessários com multas e autos de infração. Aproximadamente, 50% dos postos fiscalizados sofrem a

utos de infrações. Dentre as infrações que mais aparecem são: adquirir ou destinar produto de/para fonte diversa da autorizada; não fornecer amostra-testemunha ou fornecer em desacordo com a legislação, não possuir estoque mínimo obrigatório e comercializar ou armazenar produto não conforme com a especificação.

  1. Infraestrutura nunca é demais

Por último, mas não menos importante invista em infraestrutura. Nós já sabemos que os seres humanos são animais visuais e, de acordo com pesquisas relacionadas a marketing, nós compramos com os olhos.

Então, pense fazer em uma reforma de infraestrutura, melhore o seu posto e lembre-se que o lugar físico também agrega no valor do produto que você oferece. Por exemplo, se o seu postode gasolina fica em uma estrada ou em um lugar mais distante, provavelmente algumas pessoas podem passar para consumir outros produtos que você oferece além do combustível. Famílias buscam postos que aparentam limpos e tranquilos. Alguns caminhoneiros procuram por postos com estacionamento e ambientes confortáveis.

O visual do seu negócio pode impactar na rentabilidade também, então, antes que isso seja um problema pense numa solução viável.